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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

2.8 REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Iniciamos  nossa aula sobre “O Esqueleto Humano”, com os alunos do 4º Ano “B”, levando-os ao Laboratório de Informática da escola. No primeiro momento, combinamos oralmente, como seria a aula através da exposição de uma Webquest com todos os passos das atividades que iriam ser trabalhadas. Aproveitamos a oportunidade para mostrar esse novo recurso tecnológico, ainda não era conhecido por eles. Depois da explanação oral, feita pela cursista Sandra, dividimos os alunos em duplas e trios para surfar na internet. Passamos o endereço do Blog da cursista Edileude (Edileudeoliver@blogspot.com), para os mesmos lerem o texto informativo sobre o esqueleto humano, tema em estudo, clicando no link da pt.wikipédia.org e fazer uma leitura silenciosa, acessando os links contidos no texto para melhor aprofundamento do tema. Vimos que a maioria não teve dificuldade para voltar à página inicial do blog.
Continuando, os alunos acessaram o site www.youtube.com, para assistirem o vídeo da Turminha do Ovinho Cru, que falava sobre “O esqueleto humano”. Tratava de uma historinha que identificava e nomeava os ossos do esqueleto humano. Os alunos se envolveram bastante, se divertiram e ao mesmo tempo foram interagindo com a história narrada, acompanhando a leitura do vídeo. Dessa forma podemos analisar que o objetivo estava  sendo alcançado, uma vez que os alunos estavam  conseguindo compreender o conteúdo. Observamos que alguns alunos apresentaram uma certa ansiedade em esperar carregar o vídeo, mas foram sendo acompanhados de perto e as máquinas que não conseguiram abrir, prevendo que isso poderia acontecer, por se tratar de um vídeo e várias máquinas ligadas ao mesmo tempo, deixamos o Data Show pronto para ser utilizado e dessa forma todos conseguiram acompanhar o desenvolvimento da aula.
Após o vídeo, convidamos os alunos para participar de uma coreografia através de uma música da Xuxa, chamada “Tumbalacatumba”, que exemplificava através de movimentos, a importância do esqueleto humano na sustentação e locomoção do corpo humano. Os alunos se soltaram e interagiram com os movimentos apresentados pela canção e pela as cursistas Simone Elias e Edileude que criaram um ambiente lúdico, favorável à aprendizagem. Neste momento utilizamos a câmera filmadora (cursista Irismar)  para registrar a descontração e emoção do grupo. Em seguida voltaram aos computadores, em duplas e trios para acessarem o site www.imagem.eti.br e responder a atividade online, que consistia em relacionar o nome dos ossos ao número correspondente no esqueleto. Essa atividade foi realizada com sucesso e de forma rápida. Os alunos não tiveram dificuldade em responder, o que demonstra  aprendizagem total do conteúdo proposto.
De volta à sala de aula, cada aluno recebeu uma atividade escrita para relatarem com suas palavras o que aprenderam na aula e os recursos que acharam mais interessante.
Concluímos que, a interação dos alunos durante a aula e o conhecimento adquirido, demonstram que é mais fácil aprender quando a aula é interdisciplinar, concreta e  lúdica, utilizando recursos tecnológicos e materiais pedagógicos, levando-os a ser questionadores e construtores de seu próprio conhecimento. O professor é apenas mediador e estimulador da aprendizagem , deve estar sempre em busca de inovações para oferecer aos educandos formas prazerosas e estimuladoras de aprender.


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