Iniciamos nossa aula sobre “O Esqueleto Humano”, com os alunos do 4º Ano “B”, levando-os ao Laboratório de Informática da escola. No primeiro momento, combinamos oralmente, como seria a aula através da exposição de uma Webquest com todos os passos das atividades que iriam ser trabalhadas. Aproveitamos a oportunidade para mostrar esse novo recurso tecnológico, ainda não era conhecido por eles. Depois da explanação oral, feita pela cursista Sandra, dividimos os alunos em duplas e trios para surfar na internet. Passamos o endereço do Blog da cursista Edileude (Edileudeoliver@blogspot.com), para os mesmos lerem o texto informativo sobre o esqueleto humano, tema em estudo, clicando no link da pt.wikipédia.org e fazer uma leitura silenciosa, acessando os links contidos no texto para melhor aprofundamento do tema. Vimos que a maioria não teve dificuldade para voltar à página inicial do blog.
Continuando, os alunos acessaram o site www.youtube.com, para assistirem o vídeo da Turminha do Ovinho Cru, que falava sobre “O esqueleto humano”. Tratava de uma historinha que identificava e nomeava os ossos do esqueleto humano. Os alunos se envolveram bastante, se divertiram e ao mesmo tempo foram interagindo com a história narrada, acompanhando a leitura do vídeo. Dessa forma podemos analisar que o objetivo estava sendo alcançado, uma vez que os alunos estavam conseguindo compreender o conteúdo. Observamos que alguns alunos apresentaram uma certa ansiedade em esperar carregar o vídeo, mas foram sendo acompanhados de perto e as máquinas que não conseguiram abrir, prevendo que isso poderia acontecer, por se tratar de um vídeo e várias máquinas ligadas ao mesmo tempo, deixamos o Data Show pronto para ser utilizado e dessa forma todos conseguiram acompanhar o desenvolvimento da aula.
Após o vídeo, convidamos os alunos para participar de uma coreografia através de uma música da Xuxa, chamada “Tumbalacatumba”, que exemplificava através de movimentos, a importância do esqueleto humano na sustentação e locomoção do corpo humano. Os alunos se soltaram e interagiram com os movimentos apresentados pela canção e pela as cursistas Simone Elias e Edileude que criaram um ambiente lúdico, favorável à aprendizagem. Neste momento utilizamos a câmera filmadora (cursista Irismar) para registrar a descontração e emoção do grupo. Em seguida voltaram aos computadores, em duplas e trios para acessarem o site www.imagem.eti.br e responder a atividade online, que consistia em relacionar o nome dos ossos ao número correspondente no esqueleto. Essa atividade foi realizada com sucesso e de forma rápida. Os alunos não tiveram dificuldade em responder, o que demonstra aprendizagem total do conteúdo proposto.
De volta à sala de aula, cada aluno recebeu uma atividade escrita para relatarem com suas palavras o que aprenderam na aula e os recursos que acharam mais interessante.
Concluímos que, a interação dos alunos durante a aula e o conhecimento adquirido, demonstram que é mais fácil aprender quando a aula é interdisciplinar, concreta e lúdica, utilizando recursos tecnológicos e materiais pedagógicos, levando-os a ser questionadores e construtores de seu próprio conhecimento. O professor é apenas mediador e estimulador da aprendizagem , deve estar sempre em busca de inovações para oferecer aos educandos formas prazerosas e estimuladoras de aprender.
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