CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Vejo que o termo hipertexto já existe há muito tempo, mas hoje vem ganhando grande espaço na mídia, principalmente com textos relativos à educação, mostrando o lado científico e o pensamento numa construção coletiva de conhecimento . Acredito que é necessário aprofundar na busca dessa aprendizagem em função de estarem alinhada as vantagens mostradas pela praticidade perante o que é visto.
Algumas construções de aprendizagem se dão através de um hipertexto de modo implícito ou acidental, em oposição à aprendizagem explícita, à semelhança dos processos de "osmose", tal como grande parte da aprendizagem que se processa através do computador. Em análise a esse tipo de aprendizagem desenvolvida em contextos hipertextuais, vários autores revelam preferência pela sua definição como aprendizagem exploratória, enquanto outros privilegiam a aprendizagem pela descoberta, mostrando assim um conjunto de argumentos, dos quais realçamos aqueles que se articulam com a natureza dos aspectos aqui abordados. Assim, segundo JUCELINO PÁDUA,’’se a filosofia subjacente ao hipertexto, modelo das estruturas associativas do pensamento humano, estabelecendo um paralelo com o modo de organização da informação no hipertexto, então é natural que através dele ocorra aprendizagem.”
Ao navegar, o aluno encontrar-se perante duas estruturas paralelas: o hiperespaço, referente ao domínio do hipertexto, e o espaço conceitual, referente ao domínio do conhecimento propriamente dito, cuja informação se corporiza no conjunto de todas as possibilidades de associação da informação. Neste último caso, assinalam-se diferenças individuais quanto à adequação da representação espacial das estruturas do hipertexto para exploração do espaço conceitual. Deste modo os mecanismos de navegação têm apenas a função de ajudar a localizar a informação no domínio do hiperespaço, e não apoiá-la no espaço conceitual (ou seja, fornecendo informação acerca dos conteúdos).
Devo concluir que , com o tempo criou-se uma rede muito grande entre as informações do hipertexto e os elementos midiáticos que o amplificam em dimensões infinitas. Em ambas as formas, a lógica da exploração do documento se dá pela não linearidade, o que a meu ver, ajuda a aumentar os horizontes dos navegadores da net.
Na produção deste texto, venho destacar o Hipertexto, tema muito discutido atualmente no mundo online, com os grandes avanços das tecnologias, as transformações levam mais e mais benefícios para a sociedade de um modo geral. “O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em
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