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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONCEITUANDO HIPERTEXTO


                                                              CONCEITUANDO HIPERTEXTO

1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado.”
                           Vejo que o termo hipertexto já existe  há muito tempo,  mas  hoje vem ganhando grande espaço na mídia, principalmente com textos  relativos à educação, mostrando o lado científico e o pensamento numa construção coletiva de conhecimento . Acredito que é necessário aprofundar  na busca dessa aprendizagem em função de estarem alinhada as vantagens mostradas pela praticidade perante o que é visto.
                          Algumas construções de aprendizagem se dão  através de um hipertexto de modo implícito ou acidental, em oposição à aprendizagem explícita, à semelhança dos processos de "osmose", tal como grande parte da aprendizagem que se processa através do computador. Em análise a esse tipo de aprendizagem desenvolvida em contextos hipertextuais, vários autores revelam preferência pela sua definição como aprendizagem exploratória, enquanto outros privilegiam a aprendizagem pela descoberta, mostrando assim um conjunto de argumentos, dos quais realçamos aqueles que se articulam com a natureza dos aspectos aqui abordados. Assim, segundo JUCELINO PÁDUA,’’se a filosofia subjacente ao hipertexto, modelo das estruturas associativas do pensamento humano, estabelecendo um paralelo com o modo de organização da informação no hipertexto, então é natural que através dele ocorra aprendizagem.”
                          Ao navegar, o aluno encontrar-se perante duas estruturas paralelas: o hiperespaço, referente ao domínio do hipertexto, e o espaço conceitual, referente ao domínio do conhecimento propriamente dito, cuja informação se corporiza no conjunto de todas as possibilidades de associação da informação. Neste último caso, assinalam-se diferenças individuais quanto à adequação da representação espacial das estruturas do hipertexto para exploração do espaço conceitual. Deste modo os mecanismos de navegação têm apenas a função de ajudar a localizar a informação no domínio do hiperespaço, e não apoiá-la no espaço conceitual (ou seja, fornecendo informação acerca dos conteúdos).
                        Devo   concluir que , com o tempo criou-se uma rede muito grande entre as informações do hipertexto e os elementos midiáticos que o amplificam em dimensões infinitas. Em ambas as formas, a lógica da exploração do documento se dá pela não linearidade, o que a meu ver, ajuda a aumentar os horizontes dos navegadores da net.



 
                          Na produção deste texto, venho destacar  o Hipertexto, tema muito discutido atualmente no mundo online,  com os grandes avanços das tecnologias, as  transformações  levam  mais e mais benefícios para a sociedade de um modo geral. “O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em

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