3.5_Conceito
“CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO”
O projeto por nós desenvolvido nas turmas de 5° ano sobre Pop Arte, faz parte da grade Curricular na disciplina de Arte, que contempla os conteúdos de pintura, as cores e suas dimensões, desenhos diversos, música, entre outros. O que não está presente no currículo é o uso das tecnologias digitais que hoje são ferramentas de apoio pedagógico e já se tornam parte do plano de aula dos educadores, uma vez que a escola dispõe de laboratório com uso da internet, mas certamente quando houver a revisão curricular estes instrumentos pedagógicos serão incorporados com o seu real valor.
Quando planejamos, executamos uma aula bem dinâmica, significativa e participativa, certamente os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais já estão inseridos porque na medida em que os alunos aprendem a ter atitudes de valores em relação a qualquer informação recebida essas atitudes permeiam todas as ações educativas que diz respeito à convivência com os outros respeitando os valores de cada um.
Quando o aluno constrói seu conhecimento com o auxílio do professor, ou melhor, aprende a fazer algo que ele não sabia, com uma autonomia que antes não tinha, já se configura como conteúdo atitudinal. Para a construção ativa da capacidade intelectual do educando instigada pelos educadores através de fatos, conteúdos ou desafios propostos levando-os a aprender e conhecer já estão contemplados e desenvolvidos os conteúdos procedimentais. Na aula de Pop Arte os conceitos acima citados foram todos desenvolvidos satisfatoriamente pelos educandos.
Todo e qualquer conteúdo que é bem planejado, bem desenvolvido, bem articulado com um bom resultado na aprendizagem faz parte do currículo, uma vez que todos os afazeres pedagógicos da escola são realizados para enriquecer, melhorar e contemplar o processo ensino aprendizagem.
Enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. (GUIA DO CURSISTA, 2010, p. 158).
Dentro deste contexto às vezes é preciso fazer adaptações de conteúdos e ferramentas que nem sempre estão inseridos no currículo, mas que são necessários ensinar, no caso das tecnologias que utilizamos no projeto como apoio pedagógico, os alunos usaram a internet para pesquisar, ler e construir historinhas em quadrinhos com uso do HAGAQUÊ, que foi ótimo, eles construíram sua própria aprendizagem. “Currículo são todas as ações, procedimentos, trabalhos, parcerias e conteúdos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário