Autor e Co-autor(es)
Autora: Ana Rachel Figueira Rocha
Co-autores: LuisaLeocádio Barbosa
Railon Borges
Simone Elias
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental | História | Cidadania e cultura no mundo da arte. |
Ensino Fundamental | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais e pintura. |
Ensino Fundamental | Língua Portuguesa | Pesquisa e leitura. |
Ensino Fundamental | Literatura | Outras expressões: letras de música, pop arte, quadrinhos, cordel |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Conhecer e compreender a produção artística como forma de expressão, comunicação e informação através da Pop Art;
- Conhecer a cultura popular brasileira da Literatura de Cordel;
- Refletir sobre as relações entre a Literatura de Cordel e a xilogravura;
- Experimentar a técnica da xilogravura com algumas adaptações com a Pop Art.
- Duração das atividades
- 02 aulas de 50 minutos cada
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Exploração oral dos conhecimentos prévios.
- Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
- Ouvir a música (comida dos Titãs) para introduzir o assunto;
- Levar os alunos para o laboratório para pesquisa e leituras sobre o assunto em estudo;
- Propor aos alunos que naveguem livremente dentro do contexto;
- Após o estudo propor aos alunos que realizem uma produçãoindividual com estética de obra pop, a qual se identificam mais;
- Pintura individual de desenhos de Pop Art;
- Responder em grupo questões sobre a aula;
- Expor os trabalhos dos alunos no varal no corredor da escola;
Aula 02:
Depois de breves comentários da aula anterior, apresentar as imagens contextualizando-as, de maneira a dar enfoque nos temas: Pop Arte e Literatura de Cordel com ênfase dando ênfase à técnica de xilogravura.
- Exploração oral dos conhecimentos prévios sobre a Literatura de Cordel.
- Levar os alunos ao laboratório para pesquisar, ler e vê os slides sobre o tema proposto.
- Produção em dupla de história em quadrinhos usando o programa HAGAQUÊ.
- De volta à sala de aula houve uma roda de conversa para que cada aluno falasse da aula no laboratório, o que eles acharam? O que eles aprenderam? Qual a diferença desta aula para as outras do dia a dia?
- Propor uma atividade de pintura sobre pop arte e cordel.
- Exposição dos trabalhos no mural no corredor da escola.
- Depoimento escrito sobre o assunto em estudo.
Recursos Complementares
Blogs
http://anarachelgui.blogspot.com/- Ana Rachel
http://luisinhaleocadio.blogspot.com/- LuisaLeocádio
http://marineideduarte.blogspot.com/- Marineide Duarte
http://www.simonelias-pintandosete.blogspot.com/- Simone Elias
http://www.pensaremrede.blogspot.com/ - Railon Borges
Pesquisa na internet.
· Samico1
· Samico2
Adaptação de imagens de pop arte e literatura de cordel para uso no programa Hagaquê
Avaliação
Os alunos serão avaliados seguindo alguns critérios definidos por eles e o professor:
- Participação nas discussões.
- Empenho em colaborar com o tema escrito e oralmente.
- Criatividade na pintura dos desenhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário